terça-feira, 16 de abril de 2013

Dica de Expert: Cuidados com os Pincéis


Meninas, 
Essa é a terceira parte da série Dica de Expert sobre Pincéis! - Com a nossa make up artist de Vancouver, Nara. Hoje vamos ensinar como limpar adequadamente seus pincéis! 

Para ver a primeira parte: Tipos de Pincéis - Sintéticos x Naturais
Para ver a segunda parte: Tipos de Pelos dos Pincéis

Essa parte é importantíssima no cuidado da higiene dos pinceis. Muita gente os deixam jogados dentro da bolsa ou em qualquer outro lugar e não limpa os pinceis regularmente, fazendo a festa das bactérias e fungos. Um bom pincel, se bem cuidado, pode durar muitos anos.

É recomendável guardar os pincéis em um case fechado, como aqueles estojos de couro, que os protegem da poeira e umidade. Não é bom deixá-los em local aberto, exposto, PRINCIPALMENTE se esse local for o banheiro, nem preciso explicar o porque!! Se preferir colocá-los em um pote, com os pincéis em pé, guarde-os em um local fechado livre de poeira, não em prateleiras e mesas.


Como limpá-los diariamente: você pode esfregar seu pincel gentilmente a um lenço facial, sem pressiona-lo ou forcar suas cerdas. Eu utilizo um spray higienizador, ja que preciso ter o cuidado de não transferir as bactérias do rosto de uma pessoa para a outra, mas se o pincel é de uso pessoal, o lenço de papel basta.

Semanalmente: lave seu pincel em água corrente, NÃO mergulhe seu pincel completamente na água, você deve manter a água apenas nas cerdas e não passar da parte do metal, para evitar que o cabo descole. Aplique shampoo na palma da sua mão e esfregue gentilmente o pincel sobre a espuma, para frente e para trás, sem pressiona-lo ou espalhar as cerdas. 


Enxague em água corrente e aperte o excesso de água com os dedos, mantendo o formato natural das cerdas para que elas não sequem com um formato errado. Estenda uma toalha sobre uma superfície plana, e por cima da toalha coloque uma fileira de papel toalha, onde você deitara seus pincéis para que sequem durante a noite. Não deixe seus pinceis secarem em pé e evite utilizar secadores de cabelo, principalmente se o pincel for sintético.



Mensalmente: apos lavar seus pincéis com shampoo, aplique condicionador nas cerdas (menos de uma gota) e enxague em água corrente. Não utilize condicionador em pincéis com cerdas sintéticas.

Para uma limpeza profunda, que eu recomendo ao menos uma vez a cada duas semanas, utilize alcool 70%, que ira matar todos os germes, ou alcool 99%, o unico que consegue realmente limpar profundamente e retirar toda a oleosidade e quaisquer resíduos de maquiagem das cerdas do pincel.

Não deixe seus pinceis com as cerdas submersas em um copo com água ou molhados, isso o arruinará com o tempo!
Vale relembrar: NÃO deixe que a água, shampoo, ou álcool escorra para dentro do metal do pincel. Isso causara o descolamento do cabo e das cerdas.

1 comentário :

Seja bem-vindo! Obrigada por deixar seu comentário/opinião/crítica construtiva! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...