quarta-feira, 5 de junho de 2013

Curiosidades sobre Portugal

Bom, hoje o post é um pouco diferente... Já estou morando em Portugal há um tempinho e decidir compartilhar algumas curiosidades e impressões que tenho daqui, só por diversão, sem preconceitos!

Vocabulário
É engraçado como algumas palavras mudam aqui! Além do sotaque ser bem diferente do nosso, ficava dificil no inicio entender algumas frases. Os portugueses falam rápido, e não articulam muito, sei lá, achei difícil de entender hahaha claro que eles também acham nosso sotaque engraçado, e meus amigos daqui me zoam muito! Mas eles estão mais acostumados porque assistem desde sempre as novelas brasileiras.
Se forem às lojas comprar roupas, as vendedoras nunca sabem o que estamos procurando, então anotem ai pra ja chegar pedindo a coisa certa!



1. SHORTS em Portugal são CALÇÕES
2. Mulheres aqui usam CUECAS ( essa acho muito engraçado!)
3. Camisetas aqui são CAMISOLAS (oi? Confundia tudo no inicio). As camisolas se chamam blusas de dormir (roupas de dormir, algo do tipo).
4. Calças jeans são chamadas GANGAS.

Existem algumas outras alterações, por exemplo, 'que legal' aqui é FIXE. Ou então giro, tipo ' isto é mesmo muito GIRO'. Acho fofinho hahaha
Outra coisa que me zoam, quando falo que vou à academia malhar. Aqui eles vão ao ginásio. E só (malhar não existe hahah).
Ah, sapatilhas são SABRINAS. E tênis são SAPATILHAS! (Sempre confundo)
Se for pegar um ônibus, pergunte onde é a PARAGEM do AUTOCARRO. E o trem é COMBOIO.
Aah, e nunca peçam por Durex hahaha isso é um mico certeiro que todo mundo já cometeu aqui! kkkk Peça fita-cola (durex é uma marca de preservativos kkk).
E eles também não falam "todo mundo", falam TODA A GENTE.

Gastronomia


5. Óbvio que todo mundo sabe que em Portugal há muito bacalhau. Eles comem sempre, com NATAS (demorei um seculo pra descobrir que era creme de leite, sufoco no mercado kkk), batatas, bolinhos, tudo! Eu amo!
6. Aqui também eles comem muita carne de porco (febras)! Sempre tem no RU, nos restaurantes, é muito comum mesmo. Esse sanduiche com carne de porco se chama bifana e é tao comum que tem ate no McDonalds! Hahah (Ah no Mc também pra pedir seu menu com cerveja como bebida!)
7. Pastel de Belém é o doce mais pop! Experimentem! :)

Ah, uma coisa maravilhosa em Portugal, além do famoso vinho do Porto e do azeite (nhaam ponho azeite em tudo kkk) é o pão português! Adoooro!
Ah, isso também é interessante: as comidas salgadas não são muito salgadas..e o doces não são tao doces!
Outro prato daqui é a francesinha... Eu não curti muito. É esse sanduiche (abaixo) com mil coisas, linguiça, salsicha, carne de boi ou porco, fiambre (presunto kkk)... Eles amam!



Aparência

Uma coisa que eu amei na Europa é que as pessoas não ligam pra sua aparência. Sabe aquela coisa de ficar te olhando na rua? De fazer você se sentir desconfortável pela roupa que escolheu usar aquele dia? Isso (praticamente) não existe aqui. É uma liberdade, sério, muito boa! hahah O povo sai de casa do jeito que quiser, com roupas de combinações malucas, cabelos engraçados, sapatos diferentes. Gosto muito disso, acho que cada um deve fazer o que acha confortável, e pronto!

Um ponto positivo é que aqui existe diversidade capilar hahah você não precisa seguir um padrão. É muito comum no Brasil as mulheres se esforçarem para ter o cabelo liso - as inúmeras escovas progressivas - de chocolate, vinho, luz, etc kkk - que o digam. Mas aqui não... Cacheados, ondulados, afros, lisos muito lisos, lisos e compridos, não importa, muitas meninas deixam seus cabelos ao natural! Só não vale esquecer de pentear e sair à Hermione na rua hahaha

Diversidade Capilar hahah
Tradições

Ah, Coimbra e suas tradições <3 Acho tão lindo o respeito que eles têm pela história e a forma como se orgulham de manter certas coisas vivas até hoje. A Universidade de Coimbra (nem acredito que posso falar que estudo aqui) e seus alunos, os "doutores" como são chamados, são história viva, tradição pura. Os universitários usam trajes, o que os diferencia como uma classe distinta, como explicar... eles se orgulham de  ser estudantes de grau superior. E também iguala os estudantes entre si, sem distinção de sexo, idade, etc. E não pense que é só ser aprovado na Universidade e ir ali na lojinha comprar uma capa à la Harry Potter (J.K. Rowling inspirou os trajes de Hogwarts aqui, isso não é mentira). Tem toda uma cerimônia, as praxes pros caloiros até que possam ornar o traje... E para ilustrar as tradições, vou contar para vocês as duas festas principais que ocorrem anualmente na cidade.

1. Latada (Festa das Latas), ocorre no início do ano letivo (a que fui foi em Outubro) e celebra o início das aulas, a chegada da população de férias (aqui só tem universitário, sério haha) e os caloiros que entraram para se tornarem universitários. Temos um cortejo seguido de uma semana de festa, shows e muita animação! Adorei. No cortejo, os caloiros vão fantasiados nas cores do seu curso e são batizados no fim da  passeata, no Rio Mondego.

2. Queima das Fitas (a mais tradicional e esperada por todos), é a maior festa estudantil da Europa e acontece em Maio, começando na noite de quinta-feira para sexta-feira com a Serenata Monumental nas escadas da Sé Velha (coisa mais linda). Tem a duração de 8 dias e começou em 1899 (uau). Também há um cortejo, mas dessa vez em carros (tipo trio elétrico hahah) com nomes e temas, e os alunos vão celebrar como se fosse uma formatura, tem baile de gala e tudo mais. Também há uma semana de shows e muita cerveja na cidade!
O Traje da Universidade de Coimbra <3 Também quero!

Outras Coisas

CIGARRO: Aqui todo mundo fuma, desde novinho, é impressionante. E pelo que vi é assim na Europa inteira. Você vai nos lugares e sai defumado, tem que lavar a roupa 3 vezes hahah. 

BIGODE: Portugal é sim a terra do bigode! O estereótipo do seu Manoel da padaria existe em Portugal! Hahha os mais idosos é que costumam usar seus bigodões por ai! Fofinhos!

SIMPATIA: Dizem que os portugueses são os mais simpáticos da Europa! Os portugueses são um pouco mais fechados que os brasileiros, mas depois de um tempo que você os conhece, eles vão ganhando confiança e se abrindo um pouco mais. Nas minhas turmas, por exemplo, conheci muita gente legal! (ops, muita gente fixe) e fiz amigos portugas sim! E vou morrer de saudade de todos! 

Bom, é isso. Estou com esse texto semi-pronto há seculos, mas nunca acho que está bom o suficiente. Eu não vou nem tentar explicar a experiência que passei aqui, porque não tem palavras. Por isso, deixo idéias mais gerais e curiosidades sobre o país e o povo português. Vou morrer de saudades, Coimbra!
Beijo Mari



4 comentários :

  1. Marii, amei o post, juro!! Fiquei morrendo de vontade de conhecer!
    beijos e aproveite bastante o seu tempo ai!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh que bom que gostou, Paulinha :)
      Vale a pena, venha mesmo!!!
      Beijos!!! Brigada :)

      Eliminar
  2. Muito bom o post, queria muito conhecer Portugal!
    http://moda-hoje-em-dia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Seja bem-vindo! Obrigada por deixar seu comentário/opinião/crítica construtiva! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...