Mensagens populares

terça-feira, 11 de junho de 2013

Mitos e verdades sobre alimentação e exercício físico!

Olá queridos leitores!
O intuito do post de hoje é desmistificar algumas coisas que ouvimos por ai com frequência sobre alimentação e exercícios... E será que é mesmo verdade? Você está antenada (o) no assunto? Então vem conferir!

1. Quem malha tem que tomar suplemento. Mito ou Verdade? Mito!
Verdade: A grande maioria das pessoas que malham não necessitam de suplementação. A suplementação só é necessária quando uma determinada quantidade de um nutriente não é alcançada através de alimentos. Os suplementos vem sendo utilizados como uma forma de "facilitar" a vida das pessoas, porém quando utilizados indiscriminadamente trazem sérios prejuízos à saúde a longo prazo.

2. Para emagrecer tem que cortar a gordura da dieta. Mito ou Verdade? Mito!
Verdade: As gorduras desempenham papéis importantes no nosso organismo como a formação das membranas das células e a produção de hormônios sexuais. É claro que essas gorduras são as consideradas boas: azeite de oliva, castanhas, abacate, açaí e etc.



3. Para emagrecer tem que comer bastante fruta. Mito ou verdade? Mito!
Verdade: Apesar das frutas serem alimentos saudáveis elas são ricas em frutose (açúcar natural da fruta). E como nada em excesso faz bem, nem a fruta se enquadra nesse contexto.

4. O açúcar mascavo é mais saudável do que o açúcar refinado? Mito ou Verdade? Verdade!
Verdade: Realmente o açúcar mascavo tem mais nutrientes do que o açúcar refinado, já que no processo de refinamento são adicionadas algumas substâncias químicas. Porém, em termos de calorias eles são praticamente iguais! O importante é maneirar tanto com um quanto com o outro.

5. Quem faz dieta pode comer doce diet. Mito ou Verdade? Mito!
Verdade: Os produtos "diets" são isentos de alguma coisa, pode ser 0 açúcar por exemplo. Porém, contudo, toda via, entretantooooo se eles são 0 alguma coisa a indústria tem que compensar a falta desse ingrediente com outro. HAAAA!!! Pegadinha do malandro essa né???!! Então vamos raciocinar como a indústria: "esse doce tem 0 açúcar, mas se ele ficar desse jeito ninguém vai gostar do gosto... Vai ficar muito ruim! O que podemos colocar para melhorar o gosto?? Hummm. Gordura, claro! O que que não fica gostoso com mais gordura!". E é AÍ que eles pegam muitaaaaaa gente. Ou seja, o docinho pode ser 0 açúcar mais ele tem o dobro de gordura. A lição disso tudo é: LEIAM O RÓTULO DO PRODUTO!


Tá ai o exemplo do Talento, que foi pior do que eu imaginava! A quantidade de açúcar do tradicional para o diet não é nem significativa para ser rotulado de DIET (enganação). Olhem a diferença de gordura de um para o outro... Como a diferença entre os dois não é grande não fica tão explícito, mas vocês podem observar a proporção de -1g de Carboidratos para + 1,4g de Gorduras. Se o produto realmente fosse diet ele teria que ser 0 alguma coisa. Vamos fazer as contas: -12g de Carboidratos para + 16,8g de GORDURAS! Sem contar que você pagará o dobro do preço pelo "diet".

6. Mulher que malha pesado fica com corpo de homem. Mito ou Verdade? Mito!
Verdade: Toda mulher que quer ficar com o corpo tonificado ou "durinho" tem que malhar pesado sim! A mulher que malha pesado e adquiri formas masculinas malha por muitos anos e se dedica como uma atleta, ou faz uso de hormônios anabolizantes. A mulher não produz naturalmente uma quantidade suficiente de testosterona (hormônio masculino) capaz de modificar as formas físicas de tal maneira. E o maior benefício é que o corpo que tem mais massa magra (massa muscular) queima mais calorias em repouso do que um corpo com menos massa magra. Exemplo: Duas meninas que têm o mesmo peso 55 quilos. Uma tem 40 kg de massa magra + 15 kg de massa gorda e a outra tem 35 kg de massa magra e + 20 kg de massa gorda. A menina que tem 40 kg de massa magra queima mais calorias "sem fazer nada" quando comparada a menina que tem apenas 35kg de massa magra.


Claudinha Leitte esfregando na cara da sociedade os seus muitos anos de malhação pesada!

7. Só precisa beber água quando sentir sede. Mito ou Verdade? Mito!
Verdade: A hidratação deve ser realizada ao longo do dia em pequenos goles e não tomando copos e copos de uma vez só. Até porquê essa água toda vai virar muito xixi! Hehe

8. Comer carboidrato a noite engorda. Mito ou Verdade? Um pouco dos dois.
Verdade: Não é que o carboidrato vá fazer você engordar a noite, se ele não te engorda de dia porquê vai te engordar a noite?! O que engorda é a QUANTIDADE! E isso vale para carboidratos, gorduras e proteínas de forma igual. Prefira os carboidratos de baixo índice glicêmico a noite, como: arroz integral, farinha de trigo integral, batata doce, lentinha.

9. Fazer exercício em jejum emagrece. Mito ou Verdade? Polêmico.
Verdade: Fazer exercício em jejum emagrece sim, mais o que você estará queimando é a sua massa magra  como fonte de energia para a atividade. Como o nosso corpo é muito inteligente , só que não, ele não utiliza a danadaaa da bordinha de catupiry como energia! Ingrato!! Porém, algumas pessoas já treinadas e adaptadas ao exercício conseguem fazer o exercício em jejum sem tantos prejuízos (eu não recomendo).



10. Quem pula o café da manhã tem mais fome a noite. Mito ou Verdade? VERDADE VERDADEIRA!
Verdade: muitos estudos mostram que as pessoas que não fazem o café da manhã descontam a fome no final do dia, por volta de 18h 19h. Ai chega em casa depois do trabalho cansado, estressado e... Desconta na comida! E ai depois vai dormir. Resultado: quilinhos a mais na balança a longo prazo.

É isso people! Espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouquinho também.
Beijos e até o próximo post.

OBS: lembrando que vocês podem ficar a vontade para sugerir os próximos assuntos a serem abordados!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seja bem-vindo! Obrigada por deixar seu comentário/opinião/crítica construtiva! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...